saúde
Saúde de Celso Ramos adere ao Teste “Mãe Catarinense”

Publicado em 07/11/2019 às 16:38 - Atualizado em 07/11/2019 às 16:39

está oferecendo este atendimento desde o dia 30 de outubro. Baixar Imagem

A prevenção sempre é o melhor caminho. A Secretaria Municipal de Saúde de Celso Ramos aderiu ao “Teste Mãe Catarinense” e está oferecendo este atendimento desde o dia 30 de outubro.

Realizado gratuitamente pela Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE), o Teste da Mãezinha ou Mãe Catarinense é um exame que tem como objetivo detectar, prevenir e tratar doenças como a Anemia Falciforme e a Talassemia Major nas gestantes.

A realização do teste consiste na coleta de sangue no dedo da gestante, depositada em papel filtro e enviada para análise no laboratório da FEPE. O diagnóstico precoce evita que mulheres que apresentam essas patologias, tenham uma gestação de risco com crises de dor, infecções e até mesmo o parto prematuro. O ideal é fazer o teste no primeiro trimestre de gestação garantindo mais segurança para a gestante, o feto e o recém-nascido.

O diagnóstico e tratamento precoces, neste caso, têm por intuito garantir mais segurança tanto à gestante, quanto ao feto e ao recém-nascido. Uma simples gota de sangue na ponta do dedo pode fazer a diferença no acompanhamento preventivo das alterações que podem ocorrer na gestação provocada pela hemoglobinopatia.

Com este atendimento a Secretaria Municipal de Saúde de Celso Ramos amplia seu trabalho de prevenção e proteção à população celsoramense.