administraçao
Agroindústrias da cana-de-açúcar

Publicado em 08/07/2019 às 10:58 - Atualizado em 08/07/2019 às 11:09

Agroindústrias da cana-de-açúcar Baixar Imagem

Na quarta-feira, dia 03 de julho, após uma reunião com o prefeito Ondino Ribeiro de Medeiros, a Secretária Municipal da Cultura, Esporte e Turismo Márcia Surdi, o Coordenador Regional do Sebrae Altenir Agostini e o Engenheiro Agrônomo da Secretaria Municipal da Agricultura, Renato Carlos Maciel, visitaram as instalações da fábrica de cachaça artesanal do produtor Roberson Pelozato. Das três agroindústrias de cana do município, a do jovem agricultor e empreendedor Roberson é a que está mais adiantada, com os equipamentos instalados e com o processo de legalização junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária sendo providenciado.

A tecnologia instalada na fábrica de cachaça de Roberson é de última geração. “Depois de termos visitado várias agroindústrias em municípios da nossa região e de outras regiões do estado no início deste projeto, podemos afirmar que a fábrica de cachaça do Roberson servirá de referência em termos de instalações, tecnologia de equipamentos e, consequentemente, em qualidade da cachaça”, afirmou o Engenheiro Agrônomo Renato.

As agroindústrias dos produtores Danilo Santos da Silva e Jair Guarda também contarão com alta tecnologia para produção de cachaça artesanal de qualidade. Além da cachaça, nestas duas agroindústrias serão produzidos os outros derivados de cana, como a rapadura, melado, açúcar mascavo, puxa-puxa e outros.

Na oportunidade da visita à agroindústria, Altenir Agostini do Sebrae explicou ao produtor Roberson Pelozato os serviços que o órgão está disponibilizando a este projeto a pedido da Administração Municipal de Celso Ramos, e, ainda, o que foi acordado na reunião com o Prefeito Ondino. Desta forma, será dado andamento aos trabalhos do processo de legalização, elaboração da marca, identidade visual e rótulos dos produtos, análise laboratorial da cachaça e outros procedimentos que irão resultar na tão sonhada legalização da produção da cachaça de Celso Ramos. Toda essa assessoria de profissionais especializados em cada assunto será disponibilizada aos produtores com um custo subsidiado em 70%, cabendo ao produtor a contrapartida de 30%.

A Secretária Márcia Surdi está satisfeita com o andamento do projeto das Agroindústrias de Cana-de-açúcar e já vislumbra as possibilidades de desenvolvimento no setor de turismo do município: “Quando iniciamos este projeto, eu ocupava a cadeira de Secretária da Agricultura por isso, mesmo trabalhando em outra secretaria, continuo a frente do projeto, pois esta atividade está diretamente ligada ao setor de turismo do município”, afirmou. A pretensão é num futuro próximo criar a rota dos derivados de cana-de-açúcar para visitação às agroindústrias, possibilitando aos turistas conhecer de perto o processo produtivo e adquirir os produtos. “Acreditamos que isso, além de desenvolver o turismo em Celso Ramos e gerar renda aos produtores, servirá também de incentivo a novas iniciativas, ou seja, mais agricultores poderão passar a produzir os derivados de cana-de açúcar de maneira profissional através do apoio da Administração Municipal”, concluiu a Secretária”.