Bolsa Família.

Publicado em 16/05/2018 às 10:10 - Atualizado em 16/05/2018 às 10:10

O programa bolsa família é um programa de transferência direta de renda, direcionado ás famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. O objetivo principal do programa é: combater a fome e promover a segurança alimentar, combater a pobreza e outras formas de privação das famílias e promover o acesso à rede de serviços públicos, em especial, saúde, educação, segurança e assistência social.
Para se candidatar ao programa, é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A família deve trazer todos os documentos de quem mora na residência e comprovante de residência (fatura de energia elétrica). O cadastro deve estar com seus dados atualizados há menos de 2 anos. A realização do cadastramento é um pré-requisito, mas não implica na entrada imediata das famílias no programa, nem no recebimento do benefício. Mensalmente, o MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome seleciona, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas para receber o benefício.
Neste mês de maio, a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC), lançou os processos de Revisão e Averiguação Cadastral. Essa averiguação tem como objetivo garantir a atualização dos dados declarados ao Cadastro Único, já a averiguação cadastral consiste na verificação das informações registradas no Cadastro Único, por meio do cruzamento da base nacional com outras bases de dados do Governo Federal. Sendo assim todas as famílias que estão inscritas no Cadastro Único, mesmo que não sejam beneficiários do Bolsa Família, receberão através de mensagens no extrato do benéfico ou por meio de cartas para se dirigirem até o setor para atualizarem seu cadastro.
Para maiores informações dirija-se a Secretaria de Assistência Social, que fica localizado na Prefeitura Municipal. Falar com Sandra Zanoni Maciel, ou pelo telefone (49) 3547-1211.